o caminho da renovação espiritual

II Crônicas 29:1-2 Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar…. E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai.

Tema: O caminho da renovação espiritual.

I- Quando dispomos em nosso coração andar com Deus, num tempo em que os demais estão em decadência espiritual (II Reis 18:9, 10, 12).
O homem não é um produto do meio: Vivemos também em uma sociedade decadente: Os valores absolutos estão sendo destruídos. A verdade esta sendo escarnecida. A família esta sendo destruída. O casamento esta sendo ridicularizado. A honestidade esta se tornando um valor em extinção. A pureza moral esta desaparecendo. A piedade esta desprezada. II- Quando dispomos em nosso coração andar com Deus, mesmo sem exemplo dentro de nossa casa (II Reis 18:1).
Ezequias não tinha testemunho dentro de sua própria casa. Seu pai, o rei Acaz, era um homem ímpio, idolatra, perverso e assassino. Ele queimou seus próprios filhos em altares pagãos. Ele tirou o altar de Deus da Casa de Deus e colocou um altar de um templo pagão.Ezequias não tinha um bom modelo dentro de casa. Mas ele escolheu ser diferente. Ele rompeu com a sua tradição familiar. III- Frutos da renovação espiritual. (II Crônicas 29:2-5)
3.1. Uma reforma de vida.
V. 5 No Senhor, Deus de Israel, confiou, de maneira, que depois dele, não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Podemos ser melhor, a renovação precisa começar pela minha vida. 3.2. Uma reforma do Templo de Deus.
a- Quebrou os ídolos (II Reis 18:4)
V.4 Este tirou os altos, e quebrou as estatuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera
b- Abriu a Casa de Deus (II Crônicas 29:3)
II Crônicas 29:3 Ele, no primeiro ano de seu reinado, no mês primeiro, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou.
c- Santificou os obreiros e tirou toda imundícia da Casa de Deus (II Crônicas 29:5)
II Crônicas 29:5 E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos agora, e santificai a Casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.
c- Abriu a Casa de Deus (II Crônicas 29:3)
II Crônicas 29:3 Ele, no primeiro ano de seu reinado, no mês primeiro, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou.
e- Restaurou os dízimos na Casa de Deus (II Crônicas 31:5,6,11,12)
II Crônicas 31:5-6 Os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, e de mosto, e de azeite, e de mel, e de toda a novidade do campo; e também os dízimos de tudo trouxeram em abundancia. E os filhos de Israel e de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas sagradas que foram consagradas a Deus; e fizeram muitos montões.
f- Celebrou a Páscoa com grande entusiasmo (II Crônicas 30:23-27)
1. A páscoa gira em torno do cordeiro (Jesus é o Cordeiro de Deus).
2. A Páscoa fala da libertação do cativeiro (Fomos libertos do cativeiro pecado)
3. A Páscoa fala da necessidade de tirar o fermento (A ceia fala de santificação)
4. A Páscoa fala da reunião de todo o povo (A ceia gera comunhão)
5. A Páscoa fala de celebração (A ceia resulta em adoração).

Conclusão:

II Crônicas 30:20 E Deus ouviu a oração de Ezequias e sarou a alma do povo.