manancial de Aguas Vivas

Jeremias 2:13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém águas”.
Introdução:
· Às vezes encontramos Deus fazendo certos comentários, afirmações, declarações a respeito de certas atitudes de seu povo, que ficamos um pouco assustados.
· Outras vezes encontramos o próprio Deus fazendo acusações sérias a respeito da vida espiritual de seu povo é isto traz preocupação.

Transição:
· O texto lido faz menção a uma atitude generalizada, ou seja, uma atitude nacional, onde não somente uma pessoa, família, tribo resolve abandonar ao Senhor, Deus, mas uma apostasia geral.
· Deus fala que com esta atitude eles haviam cometido duas maldades,a primeira de abandonarem o Senhor, e, a segunda de tentarem viver a vida religiosa por esforços próprios.

Tema: Voltando ao manancial de águas vivas.

I- O questionamento de Deus!
Jeremias 2:4-5 Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel. Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos.

II- O diagnóstico de Deus!
Jeremias 2:8 Os sacerdotes não disseram: Onde esta o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.
a- Os sacerdotes não disseram: Onde esta o Senhor?
b- Os que tratavam da lei (escribas) não me conheceram.
c- Os pastores prevaricaram contra mim.
d- Os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de cousas de nenhum proveito.

III- As conseqüências da negligencia espiritual.
Jeremias 2:13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
Manancial: Que mana incessantemente, nascente de água, fonte, origem.
Cisternas: Reservatório, abaixo do nível do solo onde se conserva águas pluviais ou outras.

a- Manancial de águas vivas!
· Isso faz menção a glória de Deus, a unção do Espírito Santo. A capacitação da parte de Deus, o revestimento do poder do alto, o batismo no Espírito, o recebimento de talentos, dons, ministérios.
b- Cisternas rotas.
· Faz menção do abandono da gloria de Deus e da busca de coisas que trás pouco proveito e muito trabalho.
· Isso faz menção a todo trabalho que queremos fazer à Deus, mas sem a direção dele.
· Isso faz alusão a sedução do cristianismo.
· Dos pacotes prontos onde a solução para todos os desafios da igreja.
· Queremos realizar a obra que somente o Espírito Santo pode realizar!

Conclusão:
Voltando ao manancial de águas vivas!
Isaias 44:3 “Derramarei água sobre o sedento e rios de água viva sobre a terra seca, derramarei do meu Espírito sobre tua posteridade e a minha benção sobre os seus descendentes.
Ezequiel 47:1-12 As torrentes purificadoras e do crescimento espiritual para o povo Deus.
João 4:14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.

João 7:37-38 E, no ultimo dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre!